O lobo solitário à alcateia torna

As relações humanas são a componente mais pesada das nossas vidas. Os segredos, discussões, intrigas, compromissos e críticas desgastam-nos infinitamente.

Resolvi reduzir recentemente o número de pessoas a quem chamo ‘amigos’, apenas para os que são realmente marcantes, aqueles que podem contar comigo “faça sol, faça chuva”; e eu com eles. Decidi também afastar-me consideravelmente da vida social e deixar de ter ‘conhecidos’, esse conceito incongruente e oxímoro.

A minha intenção era redireccionar toda a minha atenção, durante uns tempos, para objectivos de curto-médio prazo pessoais e tangíveis, colocando a minha pessoa em primeiro lugar e sacrificando aquilo (e aqueles) que considero acessório(s).

Não foi uma árdua tarefa reduzir os meus níveis de interacção, pois sempre fui introspectivo e um apaixonado por coisas feitas à minha maneira. Dos maiores prazeres do meu dia, por exemplo, é almoçar sozinho.

Os ‘conhecidos’ que deixei para trás, bem como as suas fúteis idiossincrasias em eventos sociais, deixaram poucas saudades. No entanto, a mais curiosa constatação foi o aperceber-me o quão fundamental é saber que a minha família e amigos (os tais, que “importam”), mesmo distantes, estão presentes, como uma sentinela plantada numa torre de vigia, atenta no silêncio das alturas. Refiro-me, de modo simbólico, à mais infinitesimal das mensagens a perguntar como foi o meu dia, ou ao mais breve dos telefonemas a pedir um pequeno favor. Questiono-me se uma vida sem esta rede de segurança será sustentável.

Muitos de nós, inadvertida ou propositadamente, colocamos projectos, planos e pessoas em suspenso de modo a focarmo-nos em alcançar determinados fins. O que nem sempre temos presente é que há relações simplesmente inalienáveis. De uma forma ou de outra, somos todos seres agremiados, pois até os lobos solitários vagueiam em busca de uma alcateia.


Comentários

  1. Caro Danyel,

    Deixe que lhe diga que de lobo solitário tem muito pouco. Gosta da metáfora, da imagem que ele transmite, isso sim. Poderoso, distinto, temível. Mas não me parece que tenha a mínima semelhança com um lobo solitário, mesmo que integrado numa alcateia. Pense nisso...

    ResponderEliminar
  2. https://www.youtube.com/watch?v=UsRP9EUrXjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo obrigado pela partilha, mas deixou-me intrigado quanto ao seu ponto de vista.

      Concorda com a afirmação expressa no filme relativamente a não ser correcta a equiparaçao do Homem com os cisnes (bem como com os lobos, concluo) mas correcta quando se trata de tubarões?

      Atrevo-me ainda a perguntar se desvaloriza, por consequência, a existência da Sociedade.

      #contraoDanyel

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares