Figos

O fruto chama-se figo.
A figueira é a árvore.
O figueiral é o conjunto.
Porque não chamá-lo de “figueiredo”, também?
Até que faz sentido chamar o conjunto de figueiras um “figueiredo”, tal como chamamos a um grupo de árvores um arvoredo.
Será que o nome é dado a um grupo de figos? Faria sentido, mas então e as outras frutas? Também devemos dizer que temos um “laranjedo” ou um “bananedo” dentro de um cesto?
Já que Figueiredo é um apelido aristocrata, será que certa pessoa de sangue-azul teria como nome Rui, filho de Figueira? E quanto ao Figo, o jogador, terá sido ele um aristocrata no passado? Mas se fosse esse o caso o jogador teria que ter um filho chamado “N” Figues, filho de Figo.



E se Banana fosse um apelido? Bananes, filho de Banana? Ou diz-se “filho de um banana”? Já para não falar das maçãs. Maces o filho de Maçã? Olha que o Maçã fica fulo! Pelo menos Perez, filho de Pêro faz um pouco mais de sentido, na minha cabeça pelo menos.

Comentários

  1. Interessante ponto de vista caro Darius. Quanto aos bananas, vejo-os por toda a parte neste país! Será este um sinal de que somos governados - seguindo o seu raciocínio - por um Bananes invisível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito provável que, secretamente, o país é governado pelos Quatro Bananas.
      https://youtu.be/CQTq88Ie5sU

      Eliminar
  2. Julgo que os substantivos 'figueiredo' e 'figueiral' podem ser empregados de forma indistinta...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares